quinta-feira, 1 de março de 2012

Para Saber #3 Paris e suas grandes avenidas

O urbanismo nem sempre está só ao lado da beleza.

Uma história da História de uma grande cidade que surpreende a todos.


Paris é uma cidade fascinante para o turista, com seus boulevards e largas avenidas. Mas ela não era assim. Até o Segundo Império, Paris era uma cidade tipicamente medieval, com vielas estreitas, escura, suja, cheia de cortiços. As condições de moradia e deslocamento nessa cidade, na época, eram horríveis, mas não só em Paris, como na maioria das grandes cidades européias.



Napoleão III, viu a necessidade de se "abrir" a cidade, primeiro no intuito de modernizá-la, e em segundo plano, subjetivo, criar ruas e avenidas largas, para serem usadas como estratégia militar, na contenção de grandes massas revoltosas, numa França pré-revolução.
Assim, Napoleão III encomendou ao Barão Haussmann um novo plano-diretor da cidade, que previu as largas avenidas que conhecemos hoje, e que por isso levou o nome de Plano Haussmann.
O interessante na história desse plano é a característica militar que tem, pois em avenidas largas seria muito mais fácil controlar uma massa de pessoas, pois uma cidade sem muitas ruas estreitas não propicia esconderijo a revoltosos e facilita o ataque e repressão as mesmas.


E assim foi reinventada a Paris que conhecemos.