terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Para Saber #2 Nas coxas ? Tubos Tigre ? Por que isso ?

Essas palavras e nomes que falamos já tiveram outro significado.

Quando ouvimos essas palavras ficamos imaginando coisas que às vezes nem sempre são o que pensamos. No caso da expressão " nas coxas ", ela vem da maneira com eram feitas as telhas de barro antigamente, isto é, moldadas em cima das coxas das pessoas, sendo que cada uma saía com um tamanho diferente. Daí a expressaõ para significar " feito de qualquer maneira.
Já os Tubos Tigre, vem do grande recipiente usado por escravos para recolher as necessidades fisiológicas dos pinicos dos seus senhores pela manhã. Esse grande recipiente chamava - se " tigre " e vem daí os tubos para esgoto.
Outra expressão muito usada para definir uma coisa sem origem, sem qualidade, vem dos acabamentos nos beirais das casas coloniais, que tinham a eira e a beira, e que de acordo com a quantidade, exprimiam o status do morador.
E foi aí que se originou a expressão " sem eira, nem beira " para uma coisa desqualificada.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O SOFÁ.........peça importante na sua residência...!!!

Como escolher? O que observar? Qual estilo? O melhor tamanho? Qual tecido?

Essas são dúvidas que frequentemente aparecem na hora de escolher um sofá para comprar.
Bem, vamos lá,espero que a partir de hoje o blog Arquitetando D+ possa ajudar nessa missão, que as vezes pode se tornar impossível, ou no mínimo, um problema.

  1. Escolha: prefira modelos clássicos ou atemporais, aqueles que com o passar dos anos nao se tornam verdadeiros elefantes brancos no seu living;
  2. Preste atenção: na hora de escolher, sente no sofá e observe a altura do encosto (ele deve acomodar suas costas, não necessariamente chegar até sua cabeça), atente para as pernas, pois o assento deve acomodá-las até um pouco antes do joelho (menos, fica desconfortável, mais, ele vai te deixar com os pés no ar), os braços devem ter uma altura considerável, pois se forem muito baixos vão te deixar inclinado, e muito altos vão ser mais desconfortáveis ainda. E finalmente, a altura do assento em relação ao chão. O ideal, será de no máximo 0.45 cm. em relação ao piso, altura considerada máxima pelas Normas Técnicas;
  3. Tamanho: o tamanho do sofá vai ser relativo. Não tente colocar um trem dentro de um Fusca e nem uma ervilha dentro de um transatlântico. O ideal é pedir a ajuda profissional, ou na falta dele, você mesmo medir seu living e levar na loja (posicione também as janelas e portas deste aposento). As vezes um conjunto de 02 e 03 lugares não vai ser o ideal, e você compôr com dois sofás de 02 lugares, o que também fica agradável;
  4. Revestimento: hoje em dia há vários tipos de revestimento, desde os naturais (linho, sarja, couro, etc) até os sintéticos (couríssimo, vinil, etc), mas observe que cada revestimento segue um uso, uma situação, e mais importante, o seu estilo de vida.


Sofá linha Vegas P.O. Estofados
 
 

Pisos Laminados Vinílicos - na era dos ecologicamente corretos....

Se você pensou que já tinha visto tudo prepare-se para mais uma novidade: os pisos vinílicos voltaram e com força.
Na onda ecologicamente correta, eles agora são fabricados com base de PVC reciclado, e ainda, com texturas e cores que chegam muito próximo do aspecto natural da madeira.
Ainda que existam as mantas, agora eles também apresentam a opção das réguas, o que confere mais naturalidade depois de instalados.
Aí vem a sua dúvida. Posso instalar sobre qualquer piso? Sim. Pode.
Somente sobre pisos de madeira há a necessidade de se retirá-lo, mas sobre os demais pisos, há somente a necessidade de regularização com uma massa PVA, e depois a aplicação da réguas.
O aspecto final é maravilhoso.


Outra grande vantagem é a manutenção dele.
Somente um pano úmido, quase seco, e nada mais. Ele aguenta ainda, a exposição não prolongada, a líquidos, o que não podia ocorrer com o piso laminado.
Outro fator interessante é também a quase inexistência de barulhos quando se pisa nele, o famoso "toc-toc", que incomoda demais.



O custo? Baixo em relação ao piso de madeira natural, e um pouco mais alto que o laminado de madeira, o famoso carpete de madeira, mas que se compensa quando se fala em absorção de ruídos, conforto térmico, baixa e pouca manutenção, durabilidade e aspecto quase real.

Home Office - Tendência Crescente....

A vida hoje nos demanda mais tempo. Mas o que fazer quando esse tempo começa a esbarrar no "ir e vir" da casa para o trabalho, e ainda gerenciar o tempo dos filhos, a casa em si, sua funcionária do lar, e mais uma série de coisas que demandam a presença, ali, constante?
Pois é, sem contar a falta de segurança, que por incrível que pareça, começa a tornar uma verdadeira aventura a ida e a volta para casa.
Com isso tudo acontecendo, os home offices começam a ganhar força. Ali você tem seu espaço, se conecta com o mundo, com seus clientes, e administra seu tempo, aliando trabalho, conforto e comodidade.
Se você tem em sua casa um canto ou um ambiente, no qual consiga colocar uma mesa, uma cadeira confortável, uma mesa de apoio (para a impressora), e uma estante na qual organize seus objetos de trabalho, está pronto seu home office.


Ainda, você pode personalizar o espaço, com suas referências pessoais, fotos, gadgets, e importante - uma iluminação confortável - para que se possa trabalhar sem que se sinta 
incomodado.








Você deve estar se perguntando - mas eu recebo pessoas, como faço?
Sem problema. Ali pode ser criado um espaço para receber sim, e se esse "escritório em casa", estiver em um ambiente que não comprometa os demais, você poderá até ter uma mesa aonde poderão ser feitas pequenas reuniões, receber um cliente, um fornecedor, etc.

A simples idéia de estar mais perto de casa, administrar melhor seu tempo, ter seu espaço mais que customizado, já cria uma sensação de bem estar enorme.
Mesmo espaços pequenos podem ser transformados, desde que atendam as suas necessidades de trabalho. O importante é que sejam confortáveis.