quarta-feira, 28 de março de 2012

O que fazer para reaproveitar um mármore?

As vezes, voce compra um imóvel, ou mesmo aluga, e vai reformá-lo e na hora vê que lá existe um piso em mármore e fica na maior dúvida.
Conservar? Retirar tudo? E ainda vem aquela pessoa dizendo - voce é louco, vai tirar esse piso caríssimo!!!!!!
Não se desespere!!!
Se voce também gosta desse revestimento nobre, mas quer dar aquela repaginada, é simples.
Retire o mámore. Mesmo que ele se quebre, vá guardando esses pedaços, e se sair inteiro, quebre-os depois. Em pedaços nem tão pequenos.

Agora vamos ao "pulo do gato".

Regularize a superfície que ficou, e comece a assentar os pedaços de mármore, com espaços grandes entre eles, sem se preocupar em "casar" os lados dos cacos.
Feito isso, descanse por uns dois dias (secagem) e depois rejunte com cimento estrutural branco (mais aconselhável se os cacos forem de travertino, bege-bahia, crema marfil, branco extra, etc, por causa da cor). Essas rejuntas ficarão largas, mais que astradicionais que conhecemos.
Após a secagem da rejunta, lixe levemente para deixar a superfície homogênea, e aplique uma cera acrílica (polímero), ou mesmo várias camadas de cera tradicional (eu prefiro.....).

Ambiente criado pelo arquiteto Shizuo Igami, aonde o piso é de cacos de mármore travertino.


Pronto!!!!....Voce vai ter um piso rústico e chic ao mesmo tempo, com aquela aparência daquelas casas gregas deliciosas.......

Cozinha Gourmet.....um espaço para encontros e conversas....

As pessoas, desde a Antiguidade, reúnem - se em volta da comida para trocar experiências, contar histórias e ainda: aprender a viver.

 
A cozinha gourmet, hoje, deixou de ser um espaço aonde só os apreciadores de bons pratos e prazeres da mesa entram. Tornou - se um lugar democrático na casa. Ela pode estar equipada com uma parafernália de eletrodomésticos que podem fazer de um simples lanche um evento.
Desde que se tome certos cuidados com a ventilação, aberturas, e materiais de acabamento, este tipo de cozinha é viável em qualquer projeto, tanto que a demanda é crescente.

Mas como fazer uma cozinha gourmet ?
Primeiro você tem que saber se realmente curte receber as pessoas enquanto prepara pratos ou bebidas, se isso realmente faz parte da sua maneira de viver. Este é um mandamento fundamental.
  
Depois disso, transmita ao profissional responsável pelo projeto tudo o que gostaria de fazer neste espaço: cozinhar, somente servir, preparar drinks, e mesmo os pratos que mais gosta de fazer, para que os equipamentos sejam os mais adequados.
Numa cozinha gourmet, pode-se colocar desde uma simples chapa aquecida até forno de pizza, fritadeiras, uma pequena adega, balcão refrigerado, um forno grande, tudo lógico respeitando a sua maneira de ser e servir.
Tudo depende da forma como você vai usar.
Os acabamentos podem ser os mais variados, desde uma cerâmica até um mármore, sempre atentando para o sistema de exaustão, porque certos revestimentos podem ficar impregnados com sujeira de fumaça ou óleo.
A cozinha gourmet ainda pode contar com equipamentos de áudio e vídeo, que a tornam ainda mais aproveitável e propícia a pequenas reuniões.

Uma regra geral de toda cozinha gourmet é que ela tenha um espaço com uma mesa ou uma grande bancada para servir de apoio aos seus amigos e uma área de trabalho totalmente integrada, permitindo assim cozinhar sem que se perca o contato com essas pessoas.
Espaço gourmet projetado pelo arquiteto Shizuo Igami - Residência Dahma I
Mas finalmente, o que importa é que você tenha um espaço de convivência agradável que una uma boa comida a longos e gostosos papos.

Aproveite para servir amor.