segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PROJETO LUMINOTÉCNICO E ABERTURAS NO TETO....

Quando você escuta seu arquiteto, designer de interiores ou engenheiro falando de projeto luminotécnico, saiba que isso não significa que é o projeto elétrico da sua obra.

EXPLICANDO AS DIFERENÇAS

Projeto Elétrico - baseado nas tomadas, interruptores, pontos de luz (luminárias internas, externas, etc), aparelhos elétricos (filtro de piscina, sauna, ar condicionado, etc), eletrodomésticos (fornos elétricos, cooktop´s, etc), o engenheiro elétrico irá dimensionar o quadro de distribuição (aquele que geralmente fica na despensa ou corredor dos quartos), e também por onde passarão os conduites, circuitos, e bitolas dos fios, resultando assim na carga elétrica que tudo isso vai gerar.

Projeto Luminotécnico - é o projeto que, se bem feito, vai criar cenas na sua casa, os efeitos de claro/escuro, situações confortáveis para os usuários, sejam eles de uma obra residencial ou comercial.
Ainda, esse projeto é o que vai determinar a quantidade de luminárias, o tipo de lâmpada a ser usada (halógena, dicróica, fluorescente, HQI, etc), a localização de cada luminária de acordo com o layout dos móveis, e ainda cria zonas de conforto.

fonte ArchitectureAlternative.com

Note neste projeto residencial em Cape Town na África do Sul.
O projeto luminotécnico bem elaborado consegue criar áreas definidas no living, varanda e sala de jantar, e ainda, dar destaque a pontos de interesse no design de interiores.

Então, na sua próxima obra, atente para esses detalhes, e crie espaços lindos e aconchegantes.