terça-feira, 13 de março de 2012

ADEGAS: algumas curiosidades.....

Um compartimento da casa, geralmente subterrâneo, de temperatura fresca, onde se guardam vinho, azeite e outras bebidas. Um ambiente, que exige diversas precauções ao ser projetado e que esta, cada vez mais fazendo parte da lista de necessidades de um projeto.



 
O culto ao vinho trouxe para os projetos de arquitetura a elaboração de áreas restritas para o armazenamento e apreciação dessa bebida. Uma adega pode ser comparada a um quarto de dormir : deve ficar na penumbra, ser silenciosa e não apresentar nenhum tipo de odor. Isso porque sua maior atração - o vinho - exige uma série de cuidados específicos na sua conservação.
A primeira preocupação a ser tomada deve ser quanto a escolha do local, ou seja, deve ser uma área afastada de tubulações de água (tanto quente ou fria) para evitar umidade no local. A implantação mais favorável é na face sul das casas e é fundamental que a adega, independentemente das suas dimensões, tenha uma boa aeração.


Com relação às dimensões, deve-se primeiro saber qual será o uso da adega, se será apenas para o armazenamento ou para proporcionar reuniões na degustação. Para neutralizar o barulho externo, as paredes devem ser revestidas com materiais de bom isolamento acústico, como a cortiça e o poliestireno expansível (EPS), que evita a invasão de formigas e cupins. As garrafas devem ficar levemente inclinadas para frente, afim de manter o liquido em contato com a rolha  A temperatura da adega, deve girar em torno de 12º a 18ºC e as oscilações não devem ultrapassar 0,5ºC e, como o ar quente está sempre no alto, as garrafas de vinho tinto devem ser colocadas na parte de cima das prateleiras, e, mais abaixo, as de vinho branco e espumantes, que necessitam de menor temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.